Qual a Diferença entre Contrato de Compra e Venda e Escritura Definitiva?


Banco Itáu /P.Fundo

Banco Itáu /P.Fundo

O Contrato de Compra e Venda é o instrumento pelo qual uma das partes se compromete a vender à outra, determinado imóvel, com preço e condições determinadas. Pode ser efetivado por instrumento particular, ( e, nesse caso, há que se observar a presença de duas testemunhas), ou por Instrumento Público ( Escritura definitiva de Compra e Venda ), que nesse caso, é lavrado pelo Cartório de Notas,que tem fé Pública.
A Escritura Definitiva de Compra e Venda, é o instrumento pelo qual alguém transmite definitivamente um bem imóvel a outro, muitas vezes em cumprimento a um contrato de promessa de compra e venda préviamente assinado.
A Escritura de defintiva de uma Unidade autônoma é lavrada quando a mesma está devidamentem concluída, ou seja, com a averbação de construção do empreendimento junto ao Cartório de Registro de Imóveis competente.

Fonte: http://www.gafisa.com.br/comprasegura
Publ / 30/03/2009

” CORRETOR DE IMÓVEIS: QUAL É O SEU????”

About these ads

177 thoughts on “Qual a Diferença entre Contrato de Compra e Venda e Escritura Definitiva?

  1. tenho um apartamento ja pago, sou a premeira dona, so que nao tenho a escritura, so uma carta de quitacao do imovel que a imobiliaria me passo, quero vender esse apartamento, a pergunta e: tenho que pegar a escritura em meu nome para depois passa pro futuro comprado?

  2. Bom dia !!
    Deves verificar no registro de imóveis, em nome de quem está o imóvel. Somente esta pessoa poderá lhe fornecer a escritura.
    Não compre sem verificar estes documentos.
    abraço
    fortes

  3. minha mãe quer compra um terreno que não tem escritura, que documentos o dono tem que passar para ela?

  4. Boa Tarde !!

    Deves verificar no registro de imóveis em nome de quem está o imóvel.

    Não deves comprar senão houver documentação completa e mediante escritura de compra e venda em cartório. Recibo não tem validade.

    Abraço !!

    Fortes

  5. Boa Noite!
    Estou pretendendo comprar um imóvel, por meio de recibo de compra e venda em cartório. O proprietário me informou que a casa não possui documentação nenhuma, e ele também só possui o recibo de compra e venda. Como faço para legalizar perante a prefeitura e RGI esse imóvel, se eu for comprá-lo?
    Desde já,
    Muito obrigada.
    Elen

  6. Tenho um contrato de compra e venda de uma casa feita pelo próprio proprietário que e dono de uma imobiliária, assinada em cartório e testemunha, ja paguei o sinal como estipulado no contrato que foi feito a 3 semanas atras, agora o proprietário quer desistir da venda, pois ele queria mudar as clausulas do contrato e eu não concordei, foi ele quem me procurou e me propôs a venda desta casa porque estava desesperado porque estava com dividas, agora que o dinheiro do sinal que eu dei fez cômodo a ele, ele agora quer desistir ou fica me pressionando para eu pagar as prestações restante mais rápido, O que fazer quais são os meus direitos.

  7. Bom dia !!

    Deves verificar a documentação no registro de imóveis. Se realmente imovel foi vendido sem autorização ou houve uma segunda venda, deves encaminhar junto a um advogado de sua confiança e denunciar o corretor de imoveis junto ao CRECI e a promotoria pública.
    abraço
    fortes

  8. Boa noite, minha sogra comprou um imóvel direto com uma imobiliária. Tudo registrado em cartório, com contrato de compra e venda do imóvel. Após 2 meses apareceu um homem dizendo ser proprietário do imóvel e que ele possui a escritura. Isso é possível, vender algo que não lhe pertence com firma reconhecida em cartório?

    Obrigado.

  9. Boa Tarde !!

    Deves verificar junto ao registro de imóveis em nome de quem está o imóvel. Somente no nome que estiver, poderá lhe passar a escritura definitiva de compra e venda. Sugiro que faças a escritura imediata, e não contrato de cessão. Corres risco de perder o imóvel.
    Solicite no registro de imóveis uma certidão com negativa de ônus do imóvel, onde constará se tem algum ônus ou não e somente a pessoa que esta em nome do imovel poderá lhe passar a escritura.

    abraço / fortes

  10. Boa noite Fortes , desde já agradeço a ajuda, eu e meu pai estamos querendo comprar um chácara, que fica em uma região rural próximo a Brasília no estado de goiás , esse terreno não possui escritura e o atual dono está lá há + de 6 anos e tem apenas uma seção de direitos, e se nós optarmos por comprar a chácara ele também fará um seção de direitos , é seguro fazer esse tipo de negociação ? tem algum risco de viermos a perder o imóvel ? há possibilidades de nós conseguirmos fazer a escritura do imóvel ?

  11. bom dia ! minha duvida é em 2008 eu minha sogra compramos , uma casa eu deu uma parte , e ela deu outra , só que o papel de compra e venda ficou com ela , agora estou me divorciando e meu esposo , não quer dar minha parte , o que devo fazer.a casa ainda não tem escritura , o que devo fazer

  12. Bom dia !!

    Deves verificar junto a quem lhe vendeu, se o mesmo lhe passa a escritura antes da quitação.

    O Normal é após a quitação do mesmo.

  13. Olá adquirir um terreno com apenas contrato de compra e venda como posso esta adquirindo a escritura do terreno perante a prefeitura ? grato

  14. BOm dia,

    Tenho uma dúvida.
    Comprei uma apartamento e obtive apenas o contrato de compre e venda, acontece que está financiado. A escritura eu vou ter após a quitação do imóvel ou isso não interfere para que eu tenha a escritura?
    Grata.

  15. COM DOCUMENTO DE COMPRA E VENDA REALIZADO EM CARTÓRIO DE NOTAS E POSSÍVEL REALIZAR CONTRATO DE LOCAÇÃO PELA IMOBILIÁRIA…..

  16. Boa tarde, gostaria de saber, qual a validade de uma procuração para venda de um imóvel ser particular e passada de ascendente para descendente?

  17. Bom dia!!! Oex proprietário pode ficar com as chaves do apto depois de assinada a escritura??? O contrato de compra e venda perde a validade depois da assinatura da escritura??? Devemos seguir o que esta ni contrato depois da assinatura da escritura??? Comprei um apto e i ex proprietário quer nos dar as chaves depois que o dinheiro da caixa econômica cair na conta dele…isto e certo. Quer nos liberar o imóvel depois de 20 dias da assinatura do imóvel….obrigada.

  18. Dr. Fortes, boa noite.

    Comprei para minha mãe (coloquei no nome dela) uma casinha numa cidadezinha do interior da Paraíba. Isso ocorreu em 1992 e foi feita a escritura particular de venda e compra pelo oficial do cartório, na ocasião. Revendo a pasta do imóvel, observei que ele não foi registrado. Sendo assim, solicito informar se esta escritura é válida, pois tem os carimbos e assinaturas do oficial do cartório e, se para registrar, é preciso obter assinatura de quem vendeu, porque, passados 21 anos, certamente, não os encontraremos. A casa está bem cuidada, com o IPTU em dia, embora esteja vazia. Ah! Minha mãe, atualmente, é deficiente visual e tenho a sua procuração. Sendo assim, consigo fazer o registro por ela?

    Agradeço a gentileza dos auxílios.

  19. Boa Tarde !!

    Deves fazer a escritura em definitivo de 50% do lote que adquiriu.
    Caso contrario não és proprietária.

    abraço

    fortes

  20. Boa Tarde !!!

    Deves verificar bem a documentação com um corretor ou advogado de sua confiança.

    Podes sim fazer um contrato com a cessão de direitos de posse.

    Mas antes veja bem a documentação.

    fortes

  21. Tenho a cessão direito que adquiri da compra de meio lote da minha mãe,. posso ter problema quando ela morrer? Faz 07 anos! já q tenho 6 irmãos .Por favor me ajude!

  22. Boa tarde! Parabéns pelo site!
    Estou com uma grande dúvida. Meu pai quer comprar uma chácara, nós achamos uma boa propriedade em Iguape / SP. Entretanto, conversando com o corretor da imobiliária de lá descobri que a propriedade não possui escritura e que o dono possui o direito de posse do imóvel, podendo (segundo o corretor) vende-lo de forma legal.
    É seguro efetuar esta compra? Comprando uma propriedade que não tem escritura posso lavrar uma escritura em cartório no ato da compra??
    Desde já agradeço a ajuda.

  23. Bom dia !!!

    Aconselho a vocês pegarem a documentação e consultar um corretor ou um advogado de sua confiança.

    Assim podem ter segurança na negociação.

    abraço !!

    Fortes

  24. Olá, me chamo Karine e eu tenho uma dúvida. Meu noivo e eu estamos querendo comprar uma casa que custa 60 mil, mas se der os 45 mil à vista ao dono (que é pernambucano e quer vender pra voltar pra terra dele com a esposa e a filha) ele aceita. Mas ao mostrar-nos a documentação, tinha até a documentação dos antigos donos, eu notei que tinha a assinatura dele mas, não tinha nenhuma assinatura de testemunhas e ele disse que não tinha porque hoje em dia não precisava. A documentação foi registrada no 9º Ofício da minha cidade, Campos dos Goytacazes. Eu quero saber se a falta das assinaturas das testemunhas implica em alguma coisa, poder vir a nos dar alguma dor de cabeça, ou se o documento se torna ilegal ou nulo por causa disso?

  25. Bom dia !!!

    Toda negociação de imóvel para segurança de ser escriturada e averbada no registro de imóveis.

    A situação desta negociação é irregular!!

    Corres risco na negociação.

    Abraço !!

    Fortes

  26. Boa noite,
    Parabéns pelo site, muito esclarecedor.
    Me ajude por favor, meu marido está querendo comprar um pedaço de terra, falo assim porque não é loteado, somente medidas, 20X35m², na zona rual do estado de Goiás, como documento apenas contrato de compra e venda, registrado em cartório, o dono diz não passar escritura, pelo fato de não haver loteamento, sendo que, ele já vendeu para umas 20 pessoas dessa forma, é arriscado? meu marido pode dar continuidade no negócio?qual a melhor forma de fazer esse negócio? ou é melhor desistir da compra?

  27. Bom dia!
    Em 2010 meu pai comprou uma casa e a colocou em meu nome. Assinei apenas o contrato de compra e venda no cartório. No entanto, logo depois a ex-proprietária da casa veio a falecer e deste modo não recebmos a escritura, e isto está na fila da Justiça para ser resolvido.
    Só que eu vou me casar e comprei um apartamento na planta e ainda está na fase das obras. Mas eu pretendo utilizar o meu fgts, que eu descobri que não poderei utilizá-lo, pois tenho um contrato de compra e venda de imóvel assinado em meu nome.
    Me sugeriram trocar o nome do contrato, para o nome do meu pai, tudo isso em cartório. Deste modo, conseguirei utilizar o fgts.
    Eu só gostaria de saber se é assim mesmo. O imóvel já está todo quitado, não foi utilizado financiamento e foi meu pai quem pagou tudo, eu só assinei o contrato. Minha dúvida sobre mudar o nome do proprietário no contrato é que isso está na justiça para que possamos ter a escritura da casa. Se puder me informar e se souber algo mais a respeito, eu agradeço. Obrigada.

  28. Boa tarde!

    Depois de assinar um “contrato de compra e venda de um imóvel”, existe um prazo “legal” para se passar a escritura? Comprei um imóvel mas a documentação/regularização não estava esta pronta ainda e o vendedor me garantiu que ficaria no máximo em 15 dias. Ocorre que já faz 2 meses e ainda não saiu. No contrato não especificamos ou prazo em relação a isso, apenas que ele teria que desocupar o imóvel até 30 dias após a assinatura da escritura.
    Desde já, muito obrigada!
    Karla

  29. Bom dia, estou com receio de estar adquirindo apenas os direitos possessórios, em vez da propriedade.
    Efetuei a escritura de compra e venda de um imóvel rural em um tabelião e a mesma foi para registro no cartório de imóveis. Isso significa que adquiri a propriedade?
    Questionei isto ao escrevente, que me disse ser propriedade, mas na matrícula fala em OUTORGA UXÓRIA. Isso significa que foi usucapião, pois não sei o que diz a sentença que determinou esta averbação.
    No cabeçalho da escritura está escrito “Escritura Pública de Compra e Venda que faz…”, mas no restante sempre se faz menção ao vendedor como “senhor e legítimo possuidor, a justo título e boa fé, em mansa e pacífica posse, livre e desembaraçado de todos e quaisquer ônus judiciais e extrajudiciais, arresto, sequestro, foro ou pensão, inclusive de hipotecas, mesmo legais, do imóvel…”
    Ficaria muito grato se pudesse responder.
    Obrigado,
    Frederico

  30. Bom dia !!!

    Deves procurar um advogado de sua confiança, e levar a documentação. Provavelmente vais ter que fazer uma ação usocapião.

    abraço

  31. Boa Noite. Possuo um terreno, q tem apenas contrato de compra e venda, o antigo dono ja faleceu, e todos os terrenos que foram vendidos nunca conseguiram a escritura, quais os orgao que devo procurar para tentar conseguir escriturar esse terreno. O mesmo ja foi quitado. Grato

  32. OLÁ,TENHO UMA CASA LEGALIZADA PELO CARTÓRIO,ISTO É, CONTRATO DE COMPRA E VENDA.COM ESTE DOCUMENTO POSSO LOCAR PELA IMOBILIÁRIA

  33. Bom dia !!!

    Deves consultar um corretor de sua confiança levando toda a documentação que tens, ou um advogado.

    Deves fazer um documento que não lhe dê problemas mais tarde, pois se estão vendendo, e existem um condominio sobre o lote, tens que tomar precauções, pois tem preferência sobre a aquisição os condôminos.

    abraço !!

    fortes

  34. Olá
    pretendo comprar parte em um terreno cuja escritura está no nome de 3 irmãos. Um desses irmãos vendeu sua parte para outra pessoa, que registrou um contrato de compra e venda no registro de imóveis. Porém não providenciou nova escritura. Pretendo providenciar nova escritura no meu nome para a parte que vou comprar, mas não quero que o outro comprador esteja presente nessa nova escritura. A pergunta é, a nova escritura pode contemplar somente a transferência da parte que eu estou comprando (não quero arcar com as despesas de criar um novo contrato e beneficiar o outro comprador com isso, até porque não reconheço a validade do contrato registrado por ele e pretendo protestá-lo no futuro)?

  35. Boa Tarde !!!

    Deves procurar um advogado de sua confiança para orientá~lo, pois seu pai já falecido este imóvel deveria ser objeto de inventário.

    Abraço !!

    Fortes

  36. Bom dia,eu agradeceria muito se o senhor pudesse me orientar pois tenho duvidas.Meu pai ja falecido tem um apartamento da CEHAB quitado no nome dele.No caso sou eu,meu irmão e minha mae. Minha mae esta debilitada e no caso meu irmão e o tutor dela.Os dois me deram o apartamento,entao meu irmao passou duas procurações passando as partes deles pra mim assinado por ele(irmão) e tb tenho todos os documentos originais referente ao apartamento.Quero vender,sendo que preferia ter uma escritura definitiva no meu nome pra venda se tornar mais segura e correta.Poderia me informar qual seria o melhor passo a fazer?Necessito fazer mesmo com essas procurações na mao um inventario?Ou seria mais apropriado um advogado nesse caso?E no caso,quanto tempo mais ou menos e o processo burocrático do inicio ao fim?Ainda precisarei de outras assinaturas das partes deles,mesmo tendo as duas partes concordado em me passar o apartamento? Agradeço a sua atenção e ficarei muito grata com uma sugestão sua,pois moro fora do estado e preciso de uma orientação em relação ao processo.Muito obrigada!

  37. Bom dia !!

    A Escritura é um instrumento público. Se efetiva a propriedade através de registro em cartório de registro de imoveis.

    Fortes

  38. Os efeitos, após o registro no Cartório de Registro de Imóveis, do instrumento particular de compra e venda é o mesmo se fosse feito o registro através de instrumento público de compra e venda? Grato.

  39. Existe alguma possibilidade de escriturar uma pessoa, sem registro de compra e venda e presença de testemunhas?

  40. Bom dia !!!

    A sua situação é bem delicada.

    Recomendo que busque assessoria de um advogado de confiança de sua família para orientação deste caso.

    Abraço !!

    Fortes

  41. Boa tarde, adorei a sua iniciativa do site parabéns. Estou passando por uma situação delicada na minha familia em questão de herança. A pouco tempo minha mãe veio falecer sendo ela dona da metade dos bens resolvemos então só repartir a herança quando o meu pai viesse também a falecer. Mas aconteceu um problema com um dos herdeiros que quer a parte dele que resulta na metade dos bens da minha mãe. Um dos bens dos meus são uma empresa hoteleira e a alguns tempo atrás para poderem se aposentar eles precisaram desapropriar dessa empresa então um advogado cuidou de escriturar uma outra pessoa de confiança para depois escriturar um filho pois é impossível escriturar um filho diretamente então hoje a empresa se encontra no nome de um dos filhos. O meu irmão já veio aqui em casa ameaçando o meu pai de que entraria na justiça para fazer jus da sua herança. Eu gostaria de saber do senhor se tem alguma possibilidade dele ganhar a causa pois se conseguir teriamos que vender a empresa ou pagar a parte a ele. Eu a algum tempo estudo direito, e sei que a questão da herança e um pouco delicada, e que provas e testemunhas são fundamentais, ai estive pensando se meu pai não tiver nenhuma testemunha e nenhuma prova registrada de compra e venda isso iria favorecer ao meu irmão e mesmo a empresa estando no nome de um dos filhos meu pai é o que administra, e o fato dele ter feito essa jogada para se beneficiar de algo do estado como uma aposentadoria isso o desfavorece passando a ser então um crime podendo vir a prejudica-lo. Eu gostaria que o senhor analisá-se essa situção e me informasse se essa possibilidade existe. desde já Obrigado,

  42. Temos um grande problema minha esposa compro um apartamento na Cohab a 6 anos fico com um contrato de compra e venda a minha delan não que devolvê diz que e dela minha esposa quito ele nao tem nenhum documento apenas o condomínio e no nome dela desde que compro agora queremos i embora óque fazemos. Ficados grato pela atenção

  43. Dr Fortes , gostaria de esclarecer uma duvida .Moro em uma casa há mais de 8 anos e durante todo esse tempo o proprietario ofereceu a casa para compra. Quando finalmente resolvi aceitar , pedi a documentação para tratar do financiamento. Para meu espanto o unico documento disponivel , era o contrato de compra e venda. Resolvi encontrar o antigo dono e fiquei sabendo por e-mail do filho que ele tinha falecido há mais de 20 anos e que a casa não tinha (já vendida na epoca) não entrado no inventario. Com isso a unica solução encontrada pelos proprietarios(o dono e a esposa)era procurar um advogado . Há cerca de 1 ano um advogado foi procurado, mas soube que o valor a ser pago (entre honorarios e despesas judiciais) seria “extremamente alto” e pelo visto nada foi feito. Dessa epoca ate hoje continuamos pagando aluguel e nada mas foi dito. A casa precisa de obras(telhado , etc) e o proprietario alega não ter condições financeiras. Enfim o que gostaria de saber é ,quanto seria em media essa despesa de regularização dos documentos(honorarios e despesas com cartorios ), pois dependendo do valor , atraves de contrato em cartorio, eu pagaria as despesas que seriam descontadas no valor final da casa , para poder procurar enfim um banco para finaciamento. Obrigada ,um abraço Patricia

  44. Bom dia !!

    Sugiro a você levar este contrato de compra e venda a um advogado de sua confiança para que seja feita uma análise da validade do mesmo e peça a ele uma assessoria para encaminhar uma solução para seu caso.

    abraço !!

    Fortes

  45. Dr.comprei um terreno do meu pai e tenho um contrato de compra e venda,mas infelismente ele faleceu a 7 anos, des de entao minha mae tomou conta e fica com os alugueis da casa e nao me deixa vende-la nem receber o aluguel, alem disso pra os herdeiros passarem esta casa pra mim eu terei que abrir mao do resto da herança. nao acho justo mas nao sei o que fazer. me ajude por favor.

  46. Bom dia !!!

    Recomendo contatar a imobiliária para verificar, pois podes fazer um contrato de Cessão de Direitos e obrigações para com o comprador e pegar no mesmo a anuência do proprietário anterior, para que efetue a escritura definitiva para o novo proprietário, sendo necessário que efetues a transferência para o seu nome.

    abraço !!

    fortes

  47. boa noite!!!!! gostaria muito que o senhor mim ajudasse e respondesse…
    estou negociano um pedasso de um terreno onde ele nao desmemprou,e aii encontrei um modelo e preechi todos os detalhes do negorcio,onde no final fala que deve assinar duas testemunha sua esposa e seus filhos erdeiros. eu procureii e o procedimento é complicado..nao queria passa agora para meu nome, tem algum problema se so for com compras e venda…pois ele ja é de idade e fico comedo se vai dar algum rolo…obrigado li espero…

  48. Dr. Fortes…
    eu comprei um terreno no condominio de uma imobiliaria, logo recebi uma carta para que seja efetuada ou lavrada a escritura definitiva de compra e venda, sendo que ja vendi o imovel so que nao tem registro posso fazer uma escritura de compra e venda para o novo dono sem o registro? ou primeiro tem que passar pro meu nome pra depois passar pro nome do novo proprietario?

  49. Boa noite, há dois anos eu e minha esposa compramos um ap na planta e assinamos o contrato de compra e venda, colocamos uma terceira pessoa apenas para compor renda, este mes teremos que dar entrada no financiamento pela caixa, mas queremos fazer apenas no meu nome e da minha esposa, segundo a construtora preciso pagar um valor e alto para tirar o nome desta pessoa do contrato, mas esta pessoa nunca pagou nada e nem teve parte nisso, é como se agora ela doasse a parte dela para nós, no contrato diz que temos que pagar um valor para transferir ou vender, na verdade vai continuar conosco, sou obrigado a pagar este valor? Att

  50. Bom dia !!!

    Realmente tens um grande problema……..sempre se faz a documentação completa quando se adquire um imóvel.

    Recomendo procurar um advogado de sua confiança e leve a documentação para análise da situação.

    abraço !!

    Fortes

  51. Bom dia !!!

    Sempre se faz a documentação completa e certa.

    Deves sem fazer escritura definitiva de compra e venda e registrar em cartório.

    fortes

  52. Bom dia !!!

    Não tem problema……..mas podes verificar junto ao tabelionato, quem sabe ainda cabe um adendo, um em tempo, na escritura.

    abraço !!!

    Fortes

  53. Boa Tarde!

    Pretendo comprar a metade de um terreno, onde a doma do mesmo possui a escritura no seu nome.
    Posso comprar a metade do terreno apenas fazendo um contrato de compra e venda, sem efetuar o desmembramento do terreno?
    Eventualmente posso ter problemas.

  54. Boa noite. Comprei um imovel e fiz a escritura de venda e compra no cartorio, pagando todos os impostos e taxas, porém meu endereço atual saiu incompleto. Há algum problema nisso?

  55. Boa Tarde !!!

    Deves ir junto com o procurador a um tabelionato de sua cidade e verificar com o mesmo como proceder a efetivação da escritura de compra e após registrar no registro de imóveis.

    abraço !!

    Fortes

  56. BOM DIA.
    TENHO UM TERRENO ADQUIRIDO POR CONTRATO DE VENDA E COMPRA(2011), IMÓVEL QUITADO A VISTA. A MINHA IDÉIA É REGULARIZAR A SITUAÇÃO: ESCRITURA, SEGUIDA DO REGISTRO DO IMÓVEL EM MEU NOME.
    O PROBLEMA QUE O REAL PROPRIETÁRIO É UM SENHOR DE MAIS DE 90 ANOS E RESIDE EM SÃO PAULO.
    SEU PROCURADOR, QUE ESTÁ AUTORIZADO A FAZER VENDA DOS IMÓVEIS, DISSE QUE NADA IMPEDE, POIS O PROPRIETÁRIO AUTORIZA A TRANSFERÊNCIA, NÃO SEI QUAL É O TERMO JURÍDICO A ISSO.
    O SENHOR PODERIA AUXILIAR-ME, QUAIS SERIAM OS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS.
    FICO NO AGUARDO.
    ABRAÇOS.
    ARLINDO.

  57. Bom dia Dr. Fortes!
    Estou com um “problemasso”, minha mãe comprou um terreno há muitos anos atrás em uma cidade há uns 400km da minha, único documento que ela possui é o contrato de compra e venda e as notas promissórias, não efetuou o registro em cartório e muito menos a escritura, porém viajamos para esta cidade e descobrimos que ocorreu uma averbação do terreno em 2008 no nome de uma tia que apenas sabia sobre o terreno, mas não tinha autorização alguma para verificar a situação, como devo proceder, perdemos este terreno? verificamos que no local não tem nada construido e os vizinhos desconhecem o dono. Agradeço pela atenção desde já.

  58. BOA NOITE DR.
    EU TENHO UM IMOVÉL QUE NÃO TEM ESCRITURA APENAS CONTRATO DE COMPRA E VENDA, MAS EI TENHO UMA DIVIDA DE IPTU EU GOSTARIA DE SABER SE EU TERIA COMO COLOCAR ESSE IMOVEL EM NOME DE OUTRA PESSOA E ELA ASSUMIR A DIVIDA? MAIS NÃO SEI COMO POSSO FAZER, AFINAL NÃO É UMA VENDA E SIM VOU DAR PARA OUTRA PESSOA COMO POSSO FAZER ISSO? E SE POSSO?
    OBRIGADO

  59. Bom dia !!!

    Deves verificar as pendências fiscais e solicitar aos mesmos que seja resolvido. Pois Recai sobre o imóvel ações fiscais.

    Consulte o agente financiador antes de realização a negociação.

    abraço !!

    Fortes

  60. Boa noite Dr. Fortes,
    Estamos negociando a casa onde moramos. A princípio tudo ok.
    O pagamento seria feito 50% na assinatura do contrato de compra e venda e o restante conforme a liberação da carta de credito.
    O vendedor tem a escritura definitiva porém não a registrou. Verificamos que na matricula consta os 5 herdeiros e os seus conjuges. Tudo está acertado, todos se prontificaram em assinar os documentos, porém verificamos que 2 dos conjuges tem pendencias fiscais que podem atrapalhar a liberação da carta de crédito.
    O que poderia ser feito para resolvermos essa situação e eu poder adquirir a nossa casa?

  61. Bom dia !!!

    Deves primeiro registrar a mesma em seu nome.

    Deves procurar assessoria de um profissional para verificar a sua documentação e ver como fazer para registrar a mesma em seu nome.

    abraço

    fortes

  62. Bom dia !!

    Deves comprar imóvel que possa efetuar a escritura de compra e venda e transferir no registro de Imoveis em seu nome, caso, contrário não é recomendado.

    abraço

    fortes

  63. Bom dia !!!

    Recomento comprar imóvel que possas fazer a escritura imediata.

    Consulte um profissional de sua confiança para verificar documentação.

    abraço

    fortes

  64. Bom dia! Estou a procura de uma chácara, porém estou tendo dificuldade em encontrar um imóvel com escritura. Gostaria de saber qual o problema ou os riscos de efetuar uma negociação tendo apenas um contrato de compra e venda. Muito obrigada.

  65. Boa tarde,
    Comprei uma casa a 05 anos atrás, a compra foi feita com contrato de compra e venda, o antigo dono já faleceu e queria saber como faço para escriturar e registra-la, pois pretendo vende-la, e é mais difícil vender uma casa quando não tem escrituração.

  66. Olá, encontrei uma casa para comprar, mas a dona da mesma tem o recibo de compra e venda e os documentos no cartório em nome dela, sendo que ela está aguardando o CEHAB chamá-la para entrega da escritura.
    É seguro comprar a casa nessas condições? Depois da compra, eu conseguirei pegar a escritura em meu nome, mesmo se a antiga dona não for localizada ou vier a falecer?
    Grata

  67. Bom Dia !!!

    Deves buscar a assessoria de um advogado de sua confiança para buscar a regularização da documentação do sitio.

    abraço !!

    Fortes

  68. Boa noite,
    tenho um sítio há 20 anos. Ocorre que não tenho a escritura definitiva, apenas o recibo de compra e venda em nome do meu ex-marido. Na separação o sítio ficou comigo. Quero regularizar a documentação e não sei o que fazer. Tenho urgência, inclusive porque tenho meeiro trabalhando na terra e isso está me trazendo problemas trabalhistas. Sem o documento da terra, não posso fazer o contrato de parceria agrícola com ele. O que devo fazer para regularizar o problema da escritura da terra?

  69. Bom dia !!!

    Este procedimento não é seguro.

    Deves pegar as matrículas com negativas de ônus dos imóveis no ofício do registro de imóveis, onde os mesmos estão registrados. Assim vais ter a real dos imóveis que os mesmos são realmente deles e não existam alienação e penhores sobre os mesmos.

    Recomendo que você busque ajuda de um profissional advogado se sua confiança ou corretor de imóvel para verificar a documentação e ver a forma de contratação da compra e venda, pois os herdeiros deverão passar a você os direitos hereditários.

    Vejas bem as custas que você terá para as fazer esta documentação, pois os mesmos deveriam ter feito o inventário da área.

    Sucesso em sua negociação !!

    Abraço !!!

    Fortes

  70. Parabéns pelo site.
    Estou para fechar uma compra de uma área rural, onde a situação é a seguinte.
    Os donos morreram e a terra ficou para os filhos que dividiram em partes iguais, só que não fizeram o inventário. Eles estão venendo suas partes com recibo de compra e venda.
    Este processo é seguro para quem compra?

  71. Bom dia !!!

    Deves verificar a documentação junto a sua Madrasta, pois somente com assinatura dela consegues transferir o apartamento para o seu nome. Quem deve passar o imóvel para você é a pessoa que consta em seu nome no registro de imóveis de sua cidade. Tens que pegar uma matricula com certidão negativa de ônus do imóvel para encaminhar a escritura.

    abraço !!

    Fortes

  72. O meu pai me deu um apartamento quando se separou da minha mãe, porém foi acordo de boca. Recentemente eu pedi toda documentação pra ele e ele me deu uma promessa de compra e venda que está em nome dele passando para minha madrasta. Agora qual procedimento devo fazer para dar andamento na transferencia do imóvel para o meu nome ? Qual o primeiro passo ? Obrigado e fico no aguardo de resposta.

  73. Boa Tarde !!!

    Veja bem, houve um erro por parte da Caixa Econômica Federal, pois para aprovação deveriam ter solicitado uma certidão atualizado do Registro de Imóveis da matrícula do imóvel.

    O Imóvel deveria ter sido transferido através de escritura pelos atuais proprietários, e registrado no oficio do
    registro de imóveis.

    Os atuais proprietário devem procurar um advogado de sua confiança, para verificar a documentação e se orientar

    da melhor forma para legalizar a documentação do imóvel.

    abraço !!!

    Fortes

  74. Olá bom dia,
    Estou comprando uma casa pela caixa econômica. O primeiro documento do imóvel que eles pedem é a matrícula do imóvel. Já se passaram várias etapas ,o imóvel foi aprovado e o financiamento também mas o cartório barrou a matrícula dizendo que o imóvel só tem o direito de compra e venda e não está no nome dos atuais donos (desde 1959), que na matrícula tem que estar como proprietário. Isso procede? Como o banco aprovou isso? Os donos tem todos os documentos, contrato de compra e venda, tudo. Como isso é possível? Não sei o que fazer, o maior problema foi no cartório.
    Essa casa pode ou não ser vendida?

  75. Ola…..

    Deve pegar a documentação que tens e levar a um advogado de sua confiança, pois ele pode ajudar a fazer a documentação de legalização do terreno.

    abraço

    fortes

  76. Prezado Senhor,

    Registrei recentemente um Formal de Partilha que inclui um Contrato de Promessa de Compra e Venda já quitado. O imóvel objeto do contrato ficou para mim (meeiro) e meu filho (herdeiro)o que foi registrado na matrícula do imóvel.
    Gostaria de saber se há necessidade de se fazer Escritura do imóvel em questão.

    Paulo Martins

  77. minha mãe tem o recibo de compra e venda de um imóvel, passara-se aproximadamente 30 anos, o antigo proprietário morreu, bem como o procurador e o advogado da época, como ela faz para regularizar a situação? Obrigada pela atenção.

  78. Boa Tarde !!!

    Deves verirficar a idoneidade do procurador que lhe vendeu e levar a procuração e contrato a Caixa para verificar da validade dos documentos junto a mesma.

    abraço !!

    Fortes

  79. Boa Tarde !!!

    Deves verificar junto ao cartório de sua cidade a forma correta de fazer a transferência do Imóvel.

    abraço !!

    Fortes

  80. Boa Tarde !!!

    Sugiro que encaminhe toda a documentação junto a um advogado de sua confiança para verificar a situação.

    abraço !!

    Fortes

  81. Boa Tarde !!!

    Deves fazer a escritura de compra e venda em cartório e encaminhar ao oficio do registro de imóveis de sua cidade. Sé é dono quem tem escritura e registra em cartório.

    abraço !!

    Fortes

  82. Olá … primeiro parabéns pelo site!

    Minha sogra tem uma casa no nome dela (mas creio que apenas por meio de contrato de compra e venda ) e “vendeu” parte do terreno ao meu noivo, por meio de contrato de compra e venda tambem. Isto porque o bairro que residem é novo, e não há escrituras, cobrança de iptu etc.

    Entretanto pretendemos construir nesta parte do terreno, e eu gostaria que a mesma estivesse no meu nome e no dele. Como faria isso? Sei que contrato de C&V não traz segurança, qual seria a nossa saída?

    Agradeço desde já.

    Bom dia.

  83. Entao perdi a garagen mesmo na prefeitura esta o Habits com meu nome real e eles usaram um abits anterior falço

  84. Uma duvida, ha 2 anos comprei um apartamento 501 pela caixa do propretario um padre sem garagem pois a mesma estava vinculada no apartamento 201 com a promessa que este padre me venderia uma das garagen quando fosse vender o apartamento 201 ja que este constava 2 vagas, apos um ano ele tranferiu a garagem para min refes o processo perante na prefeitura,. paguei o ITBI, a planta do predio foi corrigida, Mais nao registrei pois estava esperando ao passar uns 7 a 8 messes ele vendeu o apartamento 201 e lavrou a escritura com um Habits anterior ao que havia feito no remanegamento das vagas , isso pode se fazer esta vaga e minha? posso anular a escritura pois o ducumento real de habits e planta na prefeitura consta a vaga no apartamento 501. Sendo o documento no cartorio para escritura de venda do 201 nao e verdadeiro , posso pedir a reitegracao de minha vaga . Obrigado vinicius mendes viniciusmbs@gmail.com

  85. boa noite, gostaria deuma opinião, estou para comprar um imovel, a principio me mostraram como documentação escritura de inventário realiza em cartorio, na qual dispunha os bens do “de cujus”, como a escritura de um apartamento, e a promessa de compra e venda de outro imóvel (este que tenho interesse)finalizando o inventário ficou para a meeira 50% dos bens e 12,50 para cada filho, já que são quatro, depois de alguns meses formalizaram a promessa de compra e venda, para uma escritura de compra e venda, entretanto como compradora somente consta o nome da meeira, não constando o nome dos demais herdeiros, agora para vender este apartamento a mim, eles querem realizar uma escritura de compra e venda, como vendedora a meeira, a única menção dos herdeiros seria a anuência dos demais herdeiros, sem fazer nenhum comentário de seus quinhões, gostaria de saber se futuramente não terei algum problema com relação a estes herdeiros, exigindo os seus quinhoes, ou direito de evicção.?
    Como devo proceder, de que forma eu estaria segura para comprar este imóvel? pois o cartorio afirma que este é o única forma de regularizar, é verdade?
    me ajude por favor,muito obrigada,
    atenciosamente

    Eliete Ramos

  86. Bom dia !!!

    Deves fazer escritura de compra e venda no ato da aquisição e mais ainda, encaminhar ao Oficio do Registro de Imoveis para averbar o registro em seu nome. Tem um ditadom que diz “Quem não registra não é dono” .

    Abraço

    Fortes

  87. olá boa noite!

    uma dúvida:pretendo comprar um imóvel novo,gostaria de saber se é realmente necessário eu fazer a escritura em cartório ou posso protelar um pouco?pois os corretores da imobiliária disserão que tenho por obrigação fazer logo a escritura em cartório.

    grata

  88. Dr. Fortes, Parabéns pelo site. Excelentes orientações.
    Por favor, me esclareça uma dúvida. Estou comprando um apartamento que está financiado pela Caixa, assinei um instrumento particular de compromisso de compra e venda onde dei um sinal de 30% do valor do imóvel pago a um procurador (responsável pela venda) e vou liquidar o saldo devedor do financiamento cerca de mais 20% diretamente na Caixa, tudo a vista, a escritura definitiva será em até 30 dias após a quitação da Caixa. Minha dúvida é, qual a minha garantia jurídica que o instrumento particular de compromisso de compra e venda será cumprido, sendo que o mesmo somente foi assinado na imobiliária, sem qualquer registro em cartório? Caso haja algum problema quem responde pelo contrato o proprietário ou o procurador?

  89. Boa Tarde !!!

    Cometeu um erro, pois logo que fez a escritura deverias encaminhar a registro.” Quem não registra não é dono”.

    Tens um caso de estelionato em suas mãos. Deves verificar junto ao registro de imóveis a data em que foi efetuada a escritura de quem já averbou. Pelo que voce me diz a sua escritura deve ser anterior a esta.

    Portanto deves procurar um advogado de sua confiança para lhe assessorar pois é ” Um Caso de Estelionato”.

    abraço !!

    Fortes

  90. Olá Dr. Fortes ..
    primeiramente parabens pela iniciativa de orientação…

    bom queria tirar uma duvida:

    Comprei um terreno á vista (em dinheiro levei na sacolinha) e paguei o vendedor ali mesmo no tabelionato á vista e fizemos a escritura.

    Detalhes.:

    - Não fizemos contrato de compra e venda,
    - Não foi emitido recibo de confirmação do pagamento

    Faz 1 ano que fiz a compra/escritura, agora fui no registro de imovies para registrar no meu nome e descobri que o vendedor, ja vendeu esse terreno para outra pessoa, e essa pessoa registrou pra ela.

    Minha DUVIDA: tenho como reverter a venda?
    Tenho como pedir a devolução do dinheiro que paguei ?

    Somente a escritura e a palavra do tabelião já é suficiente para mim, ganhar causa ?

    Grato

    Edson

  91. Bom dia !!!

    Sugiro que voce veja esta situação com um advogado de sua confiança para o mesmo ver esta ação para voce.

    Abraço / Fortes

  92. Boa tarde,
    Gostaria de tirar uma duvida,meu pai hoje falecido comprou uma casa fez junto com os vendedores um promessa de compra e venda após algum tempo fez a escritura e o registro do imovel tudo dentro das normas legais hoje tivemos a supressa de descobrimos uma ação do antigo dono pedindo a recisão do contrato de compra e venda desse mesmo imovel que foi devidamente quitado com ele gostaria de saber se tem algum fundamento essa ação desse loco.

    Agradeço muto a atenção e parabéns .

  93. Boa Tarde !!!

    Deves procurar um corretor de imóveis de sua confiança ou advogado para verficar a documentação toda.

    Aconselho verificar bem tudo antes de fazer a aquisição, caso contrário estarás comprando problemas.

    fortes

  94. Boa Tarde !!!

    Vais ter que procurar um advogado para orientação.Mas com certeza vais ter que fazer um ação de usocapíão.

    Só assim vais conseguir fazer a escritura em seu nome.

    Fortes

  95. Boa tarde DR Fortes, minha família tem um terreno adquirido na década de 70, onde foi registrado um contrato de compra e venda em cartório local; Atualmente temos apenas uma certidão expedida pelo cartório do referido contrato na época. Gostaria de saber se com essa certidão consigo fazer a escritura e o registro do imóvel sem a assinatura dos antigos proprietários constados no contrato, pois os mesmos não são mais vivos e não consigo localizar os herdeiros ou seus procuradores.

  96. Bom dia…Parabéns pelo espaço, Fortes!
    Recebi uma proposta de comprar metade de um lote já com imovel (pois a outra já foi ‘vendida’). As casas são independentes, mas não foi feito o desdobro, uma vez q no registro de Matricula consta a área toda do lote. Este Registro de Matricula do Cartorio de imóveis está no nome de dois irmãos; um q já vendeu a sua parte e o outro q deseja que eu compre a dele. Ambos consentem em assinar para efetivarmos o negocio. O q eu devo fazer? Tenho interesse mais receio q depois não consiga registrar a escritura do imóvel( da parte que comprarei) em meu nome. QUAL o documento mais interessante de se lavrar nesse caso?
    Muito obrigado

  97. Bom dia !!!

    Para fazer a escritura definitiva de compra e venda do terreno deves pegar uma martricula com negativa de ônus em Cartório de sua cidade. A pessoa que estiver no nome em cartório é que deve lhe passar a escritura.

    Tens que ver esta questão junto a pessoa que lhe vendeu o terreno.

    Fortes

  98. Ola Dr. Fortes,parabens pelo site. Gostaria de saber se com um contarto de compra e venda posso fazer a escritutra de um imovel, mesmo este sendo um segundo dono sem escritura.

  99. Boa Tarde !!

    Se o imóvel está devidamente registrado em seu nome, é o legítimo proprietário. Veja bem, a antiga proprietária deverá provar em juízo que esta divida existe, caso contrário não haverá problemas maiores.

    Voce precisa saber se realmente está liquidada esta divida, caso contrário deves procurar um advogado para poder lhe defender e assesorar.

    abraço

    fortes

  100. POR FAVOR ME RESPONDA,( MEU IRMÃO) COMPROU UM TERRENO RURAL PARA MIM NO VALOR DE 53 MIL REAIS, MAIS A PROPRIETERIA ALEGA QUE MEU IRMÃO FICOU DEVENDO 8 MIL, A PROPRIEDADE ESTA DEVIDAMENTE ESCRITURADA E REGISTRADA EM MEU NOME, A EX PROPIETERIA FALOU QUE VAI MANDAR CANCELAR A ESCRITURA, JA TENTEI PAGALA ESSES 8 MIL REAIS MAIS ELA TA COBRANDO MUITO JUROS QUE ULTRAPASSA OS 35 MIL, OQUE EU DEVO FAZER PARA QUE ELA NÃO CANCELE A ESCRITURA DEFINITIVA QUE ESTA EM MEU NOME? O PROCESSO JA ESTA NA JUSTIÇA.

  101. Bom dia !!!!

    Lamento lhe informar que com estas informações estás em uma fria……..o imóvel deve estar sim registrado no oficio do Registro de Imóveis, caso contrário voce entrou em uma fria………deves contatar a pessoa que lhe
    vendeu para ver a situação……

    Fortes

  102. Comprei um terreno ano passado,contrato de compra e venda reconhecido em cartorio.agora quero registrar como devo proceder?
    ja fui ate a prefeitura e o terreno não possui escritura nem iptu,e tbm ja fui ao cartorio ele nao possui registro de imovel.o que fazer?

  103. Bom dia !!!

    Primeiro deves ver junto a Prefeitura em nome de quem está os impostos municipais e depois ver no registro de imóveis em nome de quem está registrado lá este imóvel. A pessoa que estiver no registro de imoveis como proprietária é que deve lhe passar a escritura de transferência do imóvel. Antes porém deves verificar junto a Caixa que o imóvel pode ser financiado, pois existem alguns critérios da caixa,.

    abraço

    Fortes

  104. Excelente blog!
    Gostaria de uma informação: Moro em uma casa há 03 anos. Ela só tem recibo de compra e venda. Estou querendo comprá-la, mas só posso financiada pela CAIXA (no caso a casa tem que ter a ESCRITURA). O dono afirmou dizendo que só tinha RECIBO DE COMPRA E VENDA. O que devemos fazer primeiramente, já que nem ele sabe por onde começar para darmos início ao processo de escrituração da casa? E depois? Me ajuda amigo! Desde já agradeço a atenção! Atenciosamente, Gustavo Augusto.

  105. Bom dia !!!

    Voce vais ter que ter a assinatura na negociação do antigo proprietário, ou seja, vais ter que ver no registro de imóveis em nome de quem está este imóvel.

    Para compra deves fazer a escritura defintiva se não vais ter problemas futuros……

    abraço

    fortes

  106. Bom dia.
    Estou negociando um terreno de 300 m2 porém, o responsável possui apenas o contrato de compra e venda. Eu posso fazer sobrados para vender nessas condições? Como devo proceder ou a quem devo recorrer para esse caso?

    Obrigado – Fernando Oliveira

  107. Boa Noite !!!!

    Recomendo que pegues toda a documentação que tens referente a compra do imóvel, e leve ao Tableionato em Sua Cidade e consulte ao Tabelião, quais os procedimentos que deves tomar.

    um abraço !!!

    Fortes

  108. oi, meu nome é roseli ,comprei uma casa de propriedade da cehab
    a dona que me vendeu ainda estava pagando a divida ,gostaria de saber se com o comprovande de compra e venda reconhecido pelo cartorio posso passar para o meu nome a divida e continuar pagando. ou tenho que pagar ate o final para poder junto a cehab ter a escritura
    definitiva em meu nome. e se ela sumir ou desaparecer. oque fazer
    sera que vale nesse caso uma procuração escrita por ela????

  109. Bom dia !!!

    O Correto é fazer a escritura em cartório e ambos, comprador e vendedor assinarem juntos. Mas nada impede que assinem em dias diferentes, desde que o oficial aceite.

    abraço !!!

    Fortes

  110. Boa Noite. Vou comprar um imóvel e farei a Escritura de Compra e Venda diretamente no cartório. Gostaria de saber se eu e o vendedor temos que estar juntos para assonar a escritura ou podemos ir cada um em dias diferentes ?

  111. Bom dia !!!!

    Deves primeiro pegar uma matricula atualizada no registro de imoveis de sua cidade, para verificar a situação do imóvel, pois os antigos proprietários deverão passar a escritura definitiva a voce.

    Aconselho a voce procurar um corretor de imóveis de sua confiança ou um advogado para fazer estes papeis.

    abraço / fortes

  112. possuo o comprovante de compra e venda da casa que meu pai e eu moravamos. em 2009 ele faleceu, mas ele ainda era casado oficialmente com a mae de outros 2 filhos dele, apesar de estarem ha mais de 20 anos separados. de acordo com ela e com meus irmaos, a casa é minha, mas preciso legalizar essa situação. a quem procuro primeiramente, pois só tenho o comprovante de compra e venda? Como devo proceder??

  113. Bom dia !!!

    A área deveria estar devidamente legalizada para poder ser vendida.

    Deves solicitar ao vendedor uma solução para a questão posta. Caso contrário voce não será proprietário da área adquirida, corres risco de ter problemas futuros quanto a legalização da mesma, que é de rsponsabilide de quem lhe vendeu a área.

    abraço

    fortes / luiz alberto

  114. Bom dia,,, comprei um terreno de 8000 m2, porém ele fica fora da área urbana, então o cartório nao emite a escritura, a área está toda divida em lotes mais fui o primeiro a comprar(área de 2ha) tenho que esperar mais compradores pra eu registrar junto a outros proprietarios dentro das medidas???e qual é a medida???ou tenho outra opção????obrigado..

  115. Bom dia !!!!!!!

    Recomento a senhora contratar um advogado de sua confiança e mover uma ação contra a imobiliária que lhe vendeu o imóvel……..faça isto urgente………é de responsabilidade deles resolver a situação……

    abraço / Fortes

  116. tendo so o registro de compra e venda registrado m cartorio alguem pode tomar minha casa estou muito preocupada.me ajudedesde ja agradeço

  117. comprei uma casa com contrto de compra e venda a vendedora disse que em 30dias receberiamos a escritura definitiva passaram tres anos e nada a vendedora da imobiliaria so diz que estao resolvendo coisa de herdeiros por favor me ajude nao sei a que recorrer.contrato registrado em cartorio fica comnmo meu ou nao.me ajude nao csigo mais dormir querendo uma solucao.

  118. Boa Tarde !!!

    Deves ir ao cartório de sua cidade e ver quais documentos vais necessitar para fazer a escritura e registrar em cartório de registro de imoveis.

    abraço / fortes

  119. boa noite preciso saber como faço pra fazer uma escritura da casa aonde mora.comprei com documento de compras e vendas e tenho a quitaçao do terreno.

  120. Boa Noite !!!!!

    A situação é bem complicada. A pessoa que possui o contrato de compra e venda, a bem verdade não é dono. Pois só quem possui o imóvel registrado em seu nome é de fato e de direito proprietário.
    Deves junto com a pessoa que possui o contrato de compra e venda, comsultar um advogado de sua para ver a melhor forma para que a pessoa que possui o contrato de compra e venda possa regulaizar a situação do imóvel, só após isso deves adquirir o mesmo.

    abraço !!!

    Fortes

  121. Quero comprar a casa que moro de aluguel atualmente. Para o financiamento bancario a Caixa exige a Escritura definitiva, mas infelizmente o atual proprietario so possui a promessa de compra e venda .O ex dono faleceu em 1993 logo apos ter vendido a casa e com certeza esse imovel não foi citado no inventario (essa informação foi passada para mim pelo filho q mora na França do sr. q faleceu). Como proceder? Muito obrigada Patricia Longobardi

  122. Bom dia !!!!!!

    Podes fazer a escritura em Osasco, mas o registro defitivo tem que ser feito no oficio de regisro de imoveis de januária de ninas gerais…. Vá até um cartório de notas de Osasco e veja quais documentos necessários exigidos para a realização sda escritura….

    Ou Vá até januária de Minas e faça em um cartório de notas de lá e já encaminhe o registro de defitino no oficio de registro de imóveis de lá…..

    Não esqueça de solicitar todas as negativas referente ao imóvel e aos proprietários para verificar se não existem alguma ação judicial que possa a vir ser penhorado ou cancelado o registro…….

    abraço / fortes

  123. Urgente…
    Bom dia. estou adquirindo um terreno rural na cidade de Januária Minas Gerais e moro em Osasco, esse terreno que já tem escritura e faz parte de uma troca de um apartamento com uma casa. Preciso saber qual a documentação e se posso fazer a escritura em Osasco ou em São Paulo. Ou, se tenho a obrigatoriedade de ir na cidade onde o terreno se localiza? Tenho que fazer contrato de compra e venda ou posso fazer a escritura de uma vez contendo o valor estimado referente a troca? Aguardo retorno.
    Obrigada

  124. Urgente…
    Bom dia. estou adquirindo um terreno rural na cidade de Januária Minas Gerais e moro em Osasco, esse terreno que já tem escritura e faz parte de uma troca de um apartamento com uma casa. Preciso saber qual a documentação e se posso fazer a escritura em Osasco ou em São Paulo. Ou, se tenho a obrigatoriedade de ir na cidade onde o terreno se localiza? Tenho que fazer contrato de compra e venda ou posso fazer a escritura de uma vez contendo o valor estimado referente a troca? Aguardo retorno.
    Obrigada

  125. Bom dia !!!

    A sua situação é bem complicada e não se compra nada que nao esteja devidamente legalizado…..

    Pegue toda a documentação e consulte um advogado de sua confiança…..

    Abraço / fortes

  126. Ola……..estava en férias….por isso somente agora lhe respondo…….

    Recomendo pegares toda a documentação que tens e consultar um advogado de sua confiança……

    É uma situação que envolve herdeiros…..

    abraço / fortes

  127. Boa noite!

    O meu irmão comprou um terreno rural de um dos herdeiros de uma propriedade, de cujo dono falecido não foi feito o inventário. Como meu irmão deverá proceder para obter a escritura. Ele tem o contrato de compra e venda assinado por duas testemunhas, mas uma delas já faleceu.

    Grata,

    Magda.

  128. Boa tarde,

    estou morando em uma casa que tem recibo de compra e venda no nome do meu pai e minha mãe, sendo que moravamos eu, meu pai e minha mãe. Meu pai veio a falecer sendo que ele tem outro filho com outra mulher onde esse filho é o possuidor da escritura onde o imóvel está sentado… Como estava no nome do meu pai e minha mãe ele tambem tem direito sobre a casa onde residimos…alem de ele possuir a escritura no nome dele. Como devemos tratar nesse caso. A residencia fica em area rural.

  129. Bom dia !!!!!

    Se ja financiou junto ao banco a construtora deve ter tomado conhecimento, pois efetuou a transferência do mesmo.

    abraço / fortes

  130. Bom dia !!!!!!

    Deve procurar o corretor ou imobiliária que lhe vender e solicitar a ele que efetue toda a documentação para a transferência definitva do imovel.

    abraço / fortes

  131. Bom dia !!!!!

    Deves fazer uma cessão de direitos onde o proprietário anterior assine e concorde em lhe passar aescritura, caso contrário, o atual comprador deve fazer escritura e depois lhe transferir o imóvel…..

    abraço /fortes

  132. Continuação….
    A Cohapar me deu um contrato de compra e venda com força de escritura,alegando que era somente ir no cartório registrar,e pagar o ITBI que o terreno seria meu,mas fiquei na duvida porque perguntei se poderia fazer usufluto eles disseram que não porque não é escritura e sim contrato com força de escritura.Gostaria de saber de você como devo agir diante dessa situação,e qual o valor real desse contrato?
    Aguardo resposta.
    Grata.

  133. Olá,tenho uma duvida.Faz dez anos que mora em um terreno que não tem escritura,o mesmo era terreno de invasão a muitos anos,e agora a Cohapar entrou com um projeto para regularizar esse terrenos dizendo que cada morador ir ter sua escritura,que era só pagar o registro de imoveis e o ITBI.Hoje compareci na Cohapar para assinar o contrato de compra e venda e receber mais informações sobre a escritura,mas o que fiquei sabendo não foi muito agradável.

  134. Olá,

    Tenho interesse em comprar um terreno mas a pessoa só possui contrato de compra e venda (não possui escritura).
    É poosível fazer a escritura em meu nome?
    Existe algum risco apenas com o contrato de compra e venda?

    Desde já agradeço a atenção!
    Obrigado!

  135. Olá, comprei um apartamento na planta da construtora e e já entregaram, financiei o apartamento junto ao banco, e agora um ano depois que já estou morando recebi uma carta dizendo o seguinte: “Dando continuidade ao processo de recebimento de sua unidade, solicitamos que proceda a transferencia para seu patrimonio pessoal. Este ato deve ser formalizado com a outorga da Escritura de Venda e Compra, seja com ou sem pacto de alienação fiduciaria e posterior registro da escritura publica no cartorio de registro de imoveis que indicamos abaixo” Minha duvida esta no que devo fazer, se esta certo isso e se terei gastos com isso. Se puder me responde eu agradeço muito. Obrigada, um abraço.

  136. bom dia
    ja fiz o contrato de compro e venda o comprador ja me deu 25.000€ ja passaram mais de 30dias o comprador ja pôs agua,electricidade em nome dele ja fez algumas alteraçoes(pinturas)nunca mais se resolve a fazer o contrato final.quero saber qunto tempo pode estar nesta situaçao tem vindo mais pessoas interssados no apartamento e nao saio desta situaçao.obrigado

  137. Boa noite!

    Adquiri um apartamento na planta enquanto era noivo. As parcelas foram pagas por mim desde a aquisição. Tanto meu nome quanto o dela constam da Promessa de Compra e Venda. Como proceder para retirar o nome de minha ex-noiva do documento?

    Muito obrigado pelo auxílio.

  138. Veja bem……a esccritura deve ser sempre passada pelo proprietário, ou seja, em nome de quem está o imovel, a não ser que haja procuração autorizando a venda e transmissão.

  139. Tenho uma duvida…..
    Ha 3 anos comprei um apartamento aqui em SP ..por 100 Mil com contrato de compra e venda, quitei agora o financiamento dele, tenho procuração em nome do meu pai e tenho q passar pro meu nome hoje (valor hoje do bem 200 Mil)… qual o valor base para fazer a escritura, se eu levar todos os documentos que tenho consigo fazer a escritura, tem como tirar do nome do antigo dono sem gastar tanto dinheiro agora? se puder envie copia da resposta por e-mail …. agradeço…… valterdavi25@hotmail.com

  140. bom dia ,minha irma comprou um lote para mim e agora que retornei ao brasi lquero escriturar o que devemos fazer ja que esta quitado e temos o contrato de compra e venda vou direto a um cartorio ou ha nessecidade de irmos a imobiliaria.o que fazer ?obrigada um abraço.

  141. comprei um imovel da cehab com promessa de compra e venda,dei entrada na cehab para transferir o imovel definitivo conforme consta no documento, minha duvida é o seguinte: posso apos essa escritura vir no meu nome fazer o rgi,como proceder.
    grato

  142. Tenho uma dúvida…Para os bancos que podem firmar contrato de compra e venda com alienação fiduciaria e possuem fé publica, neste caso o registro poderá ser feito normalmente? Existe algum risco no uso de contrato de compra e venda com alienação fiduciária com fé publica? Ou a escritura confere alguma segurança a mais? ou os dois neste caso se equiparam para os fins registrais.
    grata
    cristiany abreu

  143. Bom dia !!!!!!
    Em qualquer negociação deves fazer contrato.
    Neste caso pelo que entendi, vais passar a escritura no ato. Neste caso deves vincular o saldo na escritura.
    Se correter deve lhe orientar.
    abraço e sucesso / Fortes

  144. Bom Dia,
    Estou vendendo uma casa, o comprador irá dar uma entrada e parcelar outra parte em 15 parcelas fixas.
    É aconselhavel elaborar um contrato de compra e venda ou se na transmissão da escritura, poderá constar as parcelas devidas, para garantir a quitação.
    Grato
    Nelson

  145. Bom dia !!!!!

    Se fizestes o documento no cartório de titulos e documentos é a definitiva. Mas tens que registrar em no Oficio do Registro de Imóveis, para ser dono.

    abraço / Fortes

  146. boa tarde !

    tenho um duvida que esta fazendo eu perde o sono eu compre um tereno mas a escritura eh de compras e vendas essa escritura eh como se fosse a definitiva ow soh passa os diretos para mim?
    pq eu quero construir casas para vender finaciado pela caixa para issu tenho ki ter a documentação toda certa essa escritura eh a mesma coisa da definitiva?

  147. Bom dia !!!!

    O que vale para legitimar é a escritura de compra e venda com seu registro junto ao oficio do registro de Imóveis.

    Nela deve constar ambos na aquisição.

    Abraço / Fortes

  148. Por favor,
    Na compra de um terreno somente meu esposo assinou, pois no ato da compra o corretor exigiu minha presença, e não somente os documentos, para que eu assinasse futuramente.
    Hoje na promessa de compra e venda só consta o nome dele, mas na escritura definitiva exigimos o nome dos dois.
    vivemos em comunhão estável a treze anos.
    Minha dúvida é: terei problemas futuro com esses documentos assinados diferentes, tenho que exigir a correção do mesmo, ou assino a escritura definitiva e deixo como está.
    Desde já obrigada.
    Lygia Leal

  149. Por favor,
    Compramos um terreno, no qual somente foi aceito os documentos do meu marido,pois eu não estava no momento para assinar.Sendo assim a promessa de compra e venda só consta o nome dele, mas na escritura definitiva nós exigimos o nome dos dois, terei problemas futuro com esses documentos? É preciso que eu exija a correção do mesmo?
    Desde já obrigada,
    Lygia Leal

  150. Boa Tarde!!!!!!!
    Desculpe-me o atraso em prestar informações. Estava em férias.
    Lhe recomendo procurar uma pessoa de sua confiança pra fazer seus papéis.
    Podes também procurar o tabelião mais próximo e solicitar a ele informações e auxliio.
    Leve toda a documentação e ele lhe fornecerá informações sobre quanto vai custar para a senhora.
    abraço / fortes

  151. Como posso eu mesma tentar fazer en Cartorio a EScritura Definitiva de um apto. em q. vivo, conjugado, comprado em 02/agosto/2002,em Copacabana , RJ. com Escritura COMPRA e VENDA , servico Notarial, 16o. Oficio de Notas , situado na Visconde de Peraja, RJ. aonde comprdora (eu) vendedora (sra. Maria)fizemos os devidos pagamentos total de R$40.000,00 e documentos requesitados e quitados. So que , dai minha questao: DEVIDO AO MEU ESTADO DE SAUDE NA EPOCA (treatmento CA)Apos a transacao, e foi apresentado um Sr. Desachante ao qual entreguei, Documentos de Compra e Venda e o pagamento paguei cerca de 1.840,00 Reais ref ITBI….r$ 840, Escritura..R$400,Registro..R$500, comissao servico do despachante R$ 100. Passaram-se anos e somente a dois anos atras o localizei, Nada feito, a sorte ‘e q. consegui o documentos de volta. Agora como posso saber como fazer a Escritura Definitiva , se o IPTU, vem no nome de Sr. que vendeu ‘a D. Maria e esta quem me vendeu.?????? Ajude-me , por favor, Sei q. existe DESpachantes honestos, m’as …. gostaria de saber o que vou pagar (despesas + servico). Obrigada. aguardo sua resposta.

  152. Bom dia !!!!!!

    Tens que fazer uma cessão de direitos com anuência da pessoa em que consta o registro do imóvel.
    Tens que ver se quem está vendendo tem procuração.
    Podes sim fazer escritura de compra e venda e após registro no cartório de oficio.

    Fortes

  153. Parabéns pelo site.
    Pelo seu comentário, significa que a compra e venda de um imóvel pode ser feita diretamente no cartório, sem mesmo realizar contrato (particular) de compra e venda ou contrato de promessa de compra e venda?
    Grato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s